Edição de 28 de Outubro de 2004  
Última actualização - 0:24 (Portugal)  
Últimas 7 edições Arquivo Fóruns Secções do leitor Dossiers Secções semanais Promoções Classificados
  em foco
  grande plano
  tema de semana
  preto no branco
  sociedade
  política
  opinião
  economia
  mundo
  grande porto
  grande lisboa
  sénior
  país
  polícia
  cultura
  etcetera
  televisão
  desporto
  última
  ficha técnica
  fale connosco
Registo
Outras Paginas


23 de Outubro de 2004


Belo e áspero como a vida

Crítica
Emanuel Carneiro
É tão pungente quanto áspero o oitavo álbum dos American Music Club. Por conseguinte, dir-se-ia que não há novidade. E, em rigor, a inovação não habita "Love songs for patriots". O que transforma o regresso da expressão colectiva dos devaneios existenciais de Mark Eitzel - ao fim de cerca de uma década de mutismo - num dos momentos editoriais de 2004 merecedores de recordação é a irredutibilidade da banda norte-americana em abraçar a tarefa de fazer de qualquer aspecto quotidiano matéria para a defesa dabeleza enquanto forma de expressão. Nesse sentido, aponte-se como exemplares - entre 13 - cinco passos do sucessor de "San Francisco".


Cultura do mar tem rede nacional



Contribuir para um inventário sistemático do património marítimo e promover o estudo e a divulgação das culturas ribeirinhas são dois dos objectivos da Rede Nacional de Cultura do Mar, apresentada ao fim da tarde de ontem no Museu Marítimo de Ílhavo, numa cerimónia que contou com a presença do ministro da Agricultura e Pescas, Costa Neves.


Deus e seus muitos nomes



O centésimo nome Um estudante pediu a um mestre sufi que lhe revelasse o quinto nome de Deus. - Quem conhece este nome é capaz de mudar a História - comentou. O mestre pediu que passasse um dia inteiro na porta da cidade. O rapaz obedeceu, e voltou no dia seguinte. - O que você viu? - perguntou o mestre. - Um velho tentou entrar na cidade com um carneiro para vender. O guarda cobrou um imposto, mas o homem não tinha dinheiro. Então o guarda roubou-lhe o carneiro e expulsou-o. Eu pensava: se soubesse o nome oculto de Deus, seria capaz de modificar esta situação.


Gabriel Garcia Marquez muda final de novo livro



Gabriel Garcia Marquez conseguiu contornar a versão pirata do seu mais recente romance, "Memoria de mis putas tristes", ao alterar subtilmente o final da obra.Em poucas horas o livro converteu-se no mais vendido na Colômbia.


Moimenta da Beira recorda Veiga Leitão



O poeta da "Noite de Pedra", Luís Veiga Leitão, vai emprestar o nome à Sala das Obras de Referência da Biblioteca Municipal de Moimenta da Beira, terra-berço do escritor. Na cerimónia, que decorre hoje, a partir das 15 horas, será ainda lançado "O Caminho das Pedras", uma compilação de 13 textos de estudiosos da obra do poeta, desde Óscar Lopes a Pires Laranjeira, Luís Adriano Carlos, Fernando Guimarães ou António Bento da Guia.


Noites de Coimbra animadas pela Latada



A Academia de Coimbra já cumpre a tradição da Latada- Festa de recepção aos caloiros. Uma festa, este ano, marcada pela contestação estudantil, que também deve marcar presença no recinto dos concertos, no Pavilhão do Estádio Universitário. Ontem , as hostilidades sonoras abriram com Pedro Abrunhosa e os Bandemónio a comandar as tropas. Para hoje, o palco recebe os Orishas, que substituem os Kane, Ashfiel, Ez Special e XL Garcia. Amanhã, sobem ao palco os norte-americanos The Calling, a maior atracção do cartaz deste ano. O grupo de Los Angeles, formada pelo cantor Alex Band e o guitarrista Aaron Kamin, traz na bagagem um punhado de êxitos e uma banda de músicos contratados. Antes, tocam Electric Ladyland e Lullabye.


Paisagem e literatura no jardim de Sophia



Da construção da paisagem literária à poesia de Sophia de Mello Breyner, passando pelas considerações de um arquitecto paisagista, ontem procurou-se estabelecer pontes entre literatura e paisagem. O Jardim Botânico, no Porto, foi o palco da conferência organizada pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e pela Associação Portuguesa de Ecologia da Paisagem. O local não podia ser mais sugestivo: trata-se da antiga Quinta do Campo Alegre, um dos jardins de Sophia. Tudo ali faz lembrar a poetisa. Tudo, menos o som abafado dos carros que passam na estrada, mesmo atrás do "campo verde" de que fala Sophia em "Paisagem". A sua poesia é evocada pela filha, Maria de Sousa Tavares.


Perfume de Rosas regressa ao CCB



ACompanhia Rosas, de Anne Teresa De Keersmaeker, está de novo entre nós. Hoje e amanhã, às 21 horas, no Centro Cultural de Belém (CCB), apresentará um espectáculo baseado nas mais recentes criações daquele que é um dos nomes maiores da coreografia internacional. No dia 27 voltará ao mesmo palco para dançar o solo "Once".


Polémica estala na nova Lei-Quadro dos Museus



AAssociação Nacional de Municípios ameaça não cumprir a nova Lei-Quadro dos Museus, considerando que esta viola os princípios da autonomia local. "Afirmamos que os museus municipais vão continuar a ser criados (...) mas sem a autorização do senhor ministro. Pela simples razão que ela não lhe vai ser pedida", lê-se num comunicado. O seu presidente, Fernando Ruas, argumenta que o conteúdo da lei é "uma clara e inadmissível violação ao princípio da autonomia local" porque obriga as autarquias a pedir autorização ao Ministério da Cultura para a criação de museus. Esta tomada de posição está a fazer estalar a polémica.


Portugal aguarda nomeação



Portugal concorre com uma longa-metragem a uma nomeação para o Oscar de melhor filme estrangeiro, anunciou a Academia de Ciências e Artes cinematográficas. "O Milagre Segundo Salomé", de Mário Barroso, produzido pela Madragoa Filmes, foi a longa-metragem escolhida por Portugal para a corrida por um dos cinco lugares naquela categoria. Portugal compete por um lugar ao lado de 49 países, entre os quais Afeganistão ("Earth and Ashes", de Atiq Rahimi), Índia ("Shwaas", de Sandeep Sawant) ou, pela primeira vez, Malásia ("A Legendary Love", de Saw Hin). As nomeações em cada uma das categorias serão reveladas a 25 de Janeiro e a cerimónia realiza-se a 27 de Fevereiro no Kodak Theatre, em Los Angeles.


Universidade de Aveiro lança motor de pesquisa



"Colcat" é o nome do mais recente motor de pesquisa bibliográfica desenvolvido pelos Serviços de Documentação da Universidade de Aveiro. Mais rapidez e eficácia na procura de informação e um leque abrangente de bibliotecas a pesquisar são as mais-valias do projecto, pioneiro a nível nacional. Contendo na base 180 mil livros da Biblioteca e Mediateca da UA o novo motor de pesquisa bibliográfica vem pôr fim a diversos problemas.


Vila Real tem novo Conservatório



O novo conservatório de música de Vila Real foi ontem inaugurado. A sua gestão caberá a uma fundação com o nome do comendador Correia Botelho, um vilarealense que há mais de 60 anos emigrou para o Brasil. Fica instalado no antigo cine-teatro Avenida, parte integrante do convento de S. Domingos, confinante com a sé catedral. As obras custaram 2,2 milhões de euros, dos quais 400 mil se destinaram a equipamento, "transformando-o numa estrutura sem par em todo o interior Norte", conforme referiu o presidente da autarquia, Manuel Martins, na altura acompanhado pela secretária de Estado das Artes e Espectáculos, Teresa Caeiro.




   futebol
   biografias
   RTPi
   câmbios
   tempo
   cinemas
   cyber utilidades
   férias
   lazer
Copyright © 2001 Empresa do Jornal de Notícias, S.A.
Todos os direitos reservados
Fale connosco | Ficha técnica