Uma iniciativa:
Nick Palavra-chave
Digita os teus dados para alterar ou regista-te e recebe a nossa folha informativa. 
 
Página Inicial > Notícias > Cultura > Pesquisa bibliográfica gratuita
Notícias
_Novidades
_Associativismo
_Cartão Jovem EURO <26
_Ciência e tecnologia
_Cultura
_Desporto
_Educação, formação e certificação
_FDTI
_Iniciativas da SEJ
_Internacional
_IPJ
_Lusofonia
_Movijovem
_Música
_Pousadas da Juventude
_Saúde
_Sexualidade Juvenil
_União Europeia
_Voluntariado Jovem

Cultura
Inovador motor de pesquisa disponível em acesso livre e gratuito!
Data: 25 de Outubro
Fonte: Universidade de Aveiro
Autor: IPJ
URL: http://cc.doc.ua.pt/
Distrito: Nacional
«Colcat» é o nome do mais recente motor de pesquisa bibliográfica!

Disponível em acesso livre e gratuito
Biblioteca da UA disponibiliza inovador motor de pesquisa
 
«Colcat» é o nome do mais recente motor de pesquisa bibliográfica desenvolvido pelos Serviços de Documentação da Universidade de Aveiro. Mais rapidez e eficácia no processo de procura de informação e um leque abrangente de bibliotecas a pesquisar: eis as mais-valias deste projecto!


Cento e oitenta mil livros na Biblioteca e Mediateca da UA e não encontras, precisamente, aquele que precisas!

 Lá se vai um dia a pesquisar nos catálogos de outras bibliotecas, mais um para deslocações, outro ainda para devolver o livro...quando dás conta já te resta muito pouco tempo para entregar o trabalho ou para estudar para o teste.


Até agora era assim. 

Até a UA desenvolver este novo motor de pesquisa bibliográfica e pôr fim ao problema.

O Colcat é um sistema de pesquisa meta-bibliográfica distribuída e desenvolvido pelos Serviços de Documentação da UA. Com um só clique podes executar uma pesquisa simultânea e integrada nos catálogos de um conjunto de bibliotecas nacionais e estrangeiras.

Disponível em acesso livre e gratuito em http://cc.doc.ua.pt, este serviço tem como pontos fortes a rapidez na apresentação dos resultados, a eficácia no processo de procura de informação e a disponibilização de um leque bastante variado de fontes de informação.

Para além da Biblioteca da UA, o sistema faculta ao utilizador uma busca nas Bibliotecas das Universidades de Lisboa, Minho, Católica, Coimbra e das Faculdades de Letras, Economia, Engenharia e de Medicina da Universidade do Porto. E ainda na Biblioteca Nacional (Porbase), na Assembleia da República (Parlamento), na California Digital Library (Melvyl) e na U.K., Irlanda - COPAC (union catalogue). Vantagem acrescida? Não é necessário conhecer os métodos de pesquisa de cada catálogo, tarefa a cargo do ColCat.

Ao receber um pedido, o que faz, então, o motor de pesquisa desenvolvido para este sistema?

Carrega as parametrizações de cada catálogo a consultar; Executa as pesquisas sequencialmente nos vários servidores remotos; Analisa individualmente a página de resultados de cada um dos servidores remotos à medida que os vai recebendo e apresenta os resultados de uma forma sumária.

Numa única página é apresentada uma lista com as bibliotecas onde existe o livro pretendido ou a quantidade de obras que cada biblioteca tem sobre um assunto, com um determinado título ou de um determinado autor, fazendo as ligações às respectivas páginas de resultados.

Adicionalmente, e para alguns desses catálogos, é recolhida e mostrada a informação bibliográfica dos 10 primeiros registos, tendo cada um destes uma ligação directa ao registo completo no catálogo dessa biblioteca...em pouco tempo e sem precisar de saber o título da obra ou a referência bibliográfica completa!

Se for docente, investigador(a) ou aluno(a) de pós-graduação poderá ter a obra nas suas mãos no espaço de 15 dias, se quiser optar pelo Serviço de Empréstimo Interbliotecas (E.I.B).

O ColCat é um modelo simplificado do serviço preconizado pelo Grupo de Estudo «Arquitectura e Serviços do Catálogo Distribuído» para implementação de um motor de busca de informação bibliográfica, descrito no relatório final deste grupo e apresentado à Comissão Instaladora da RUBi, Rede Universitária de Bibliotecas e Informação, em Maio de 1999.

Umas das funcionalidades é a de potenciar o Empréstimo Inter-Bibliotecas, através de um processo de comunicação integrada, via ColCat, entre o utilizador e a biblioteca onde este está registado, submetendo automaticamente a informação dada pelo sistema sobre os dados da obra e sua localização.

Este projecto está inserido no contexto de um investimento continuado dos SDUA na cooperação inter-institucional.

 A participação de outras instituições, visando a implementação de diversas funcionalidades extras, algumas já planeadas, e de um modo geral o seu desenvolvimento sustentado, é desejada e fulcral para o alcance desses objectivos a médio/longo prazo.

Para os potenciar, este serviço está disponível em acesso livre e gratuito na web.

 

 

_Topo
Actualizado em 2004-11-03
Observatório de Democracia promove debate
IPJ, Associação 25 de Abril - 7 de Outubro
Descobrir a Lourinhã
IPJ, Espaço Municipal Apoio Juventude- Câmara Municipal da Lourinhã - 30 deSetembro
Bolsas de Investigação
IPJ, Fundação Rockefeller - Até 15 de Janeiro de 2004
Encontra
FDTI
Expo Call Center & CRM Solutions
Expo Call Center & CRM Solutions, nos dias 11 e 12 de Novembro.

FDTI
Netdays quase aí!!
A semana Netdays está quase a chegar. Participa! Temos actividades e prémios para oferecer!



ÁREA INSTITUCIONAL _Mensagem _Condições de uso e privacidade _Acessibilidade _Ficha técnica _Sugestões _Contactos
Descrição do Símbolo de Acessibilidade à Web. Um globo inclinado, com uma grelha sobreposta. Na sua superfície está recortado um buraco de fechadura. Optimizado para
uma resolução de
800 x 600 pixeis